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Red Hat

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Modelo de Subscrição Red Hat Enterprise Linux

Os produtos Red Hat Enterprise Linux são oferecidos com base numa subscrição adquirida com um tempo pré-determinado de validade.

Cada servidor instalado com o Red Hat Enterprise Linux deve possuir uma subscrição.

Para cada subscrição vendida ao cliente, a RED HAT emitirá um subscription number que deve ser registrado Red Hat Network no momento de sua instalação.

O tempo de validade da subscrição
(1 ano ou 3 anos) é o mesmo tempo em que o cliente terá acesso aos serviços RED HAT.

O registro das subscrições dará acesso a equipe do cliente ao conteúdo privado do Red Hat Network e também acesso a Centrais de Suporte Técnico da RED HAT.

Para cada subscrição vendida ao cliente, a RED HAT emitirá um subscription number que deve ser registrado no momento de sua instalação no Red Hat Network.

Valor e Benefícios da Subscrição Red Hat

Desenvolvimento de software

A Red Hat emprega um número significativo de especialistas que contribuem ativamente para o desenvolvimento do software na comunidade. Por exemplo, mais de 14% do núcleo de software Linux é criado por associados da Red Hat no seio da comunidade de desenvolvimento do núcleo Linux, o que coloca a Red Hat na posição de principal contribuinte. Quando os clientes pagam as subscrições à Red Hat, isso cobre também uma contribuição indireta para o desenvolvimento do software livre. Além disso, dá à Red Hat uma importante vantagem tecnológica em termos da compilação, manutenção e assistência técnica ao software Red Hat.

Grande durabilidade

A Red Hat garante aos seus clientes um mínimo de 7 anos de duração para cada edição principal, desde a data de disponibilização geral do software fornecido para o Red Hat LInux, e de 5 anos para o software JBoss Enterprise. Significa que os clientes podem beneficiar de serviços de manutenção e assistência técnica durante pelo menos 7 anos após a edição de uma versão principal (e durante 5 anos no que se refere ao JBoss Enterprise). Isto ajuda os clientes da Red Hat a evitar mudarem ou migrarem para uma nova versão, quando não é necessário fazê-lo.

Além disso, a Red Hat publica uma versão principal a cada 18 a 24 meses. O Red Hat Enterprise Linux suporta também 5 arquiteturas diferentes (x86-32 bits, x86-64 bits, Itanium, Power, zSeries) e isso significa que a Red Hat suporta até 4 edições principais em 5 arquiteturas ao mesmo tempo, durante um período até 7 anos para o Red Hat Enterprise LInux II. Significa também que a Red Hat fornece um sistema de reparação de bugs e segurança para 20 binários diferentes ao mesmo tempo, que requer muito frequentemente uma transferência ou reprogramação completa para se adaptar a versões anteriores. Isto permite aos clientes executarem várias versões em várias arquiteturas e continuarem a beneficiar do mesmo nível de reparações em todas as instalações.

Certificações

Certificações de Software e Hardware

A certificação é um elemento absolutamente fundamental num ambiente de TI heterogéneo. A Red Hat envida grandes esforços para que o seu software seja certificado em todos os sistemas de hardware existentes e em software de terceiros. Se o RHEL for certificado num sistema de hardware, isso significa que a Red Hat suporta oficialmente o software desse sistema, mas também que o fabricante de hardware suporta software Red Hat no seu sistema. Se executar um software que não seja suportado e certificado pelo fabricante de hardware, então mesmo que possua um contrato de assistência técnica para o software, o fabricante de hardware não lhe presta assistência, nem ao seu ambiente não certificado, pelo que terá de instalar um software suportado para obter assistência técnica do fabricante de hardware.

Atualmente, existem mais de 2000 sistemas certificados em Red Hat Enterprise Linux, que é o sistema Linux mais suportado. O mesmo acontece com os fabricantes de software: os fabricantes de software de terceiros ancoram e suportam as suas aplicações apenas numa lista de software restrita, e o Red Hat Enterprise Linux e o Jboss Enterprise contam-se entre os softwares mais suportados por fabricantes de software de terceiros, com mais de 3500 software que suportam o RHEL, por exemplo. Nenhum outro sistema de distribuição Linux conta tantos sistemas de hardware e software suportados.

Executar software livre não certificado, ou edições da comunidade, acarreta o risco de não receber assistência técnica dos fabricantes de hardware e software. Além disso, significa que pode estar a pagar um contrato de assistência técnica pelo seu hardware ou software de terceiros sem qualquer benefício, pois está a executar um Sistema Operativo não certificado ou Middleware Java.

Garantia

Garantia de segurança do software livre

No caso de software patenteado, o fabricante do software possui (ou detém os direitos de propriedade intelectual sobre) o código do software e geralmente protege os seus clientes contra reclamações de terceiros acerca dos direitos de propriedade intelectual sobre o software, de modo que os clientes estão seguros contra tais reclamações.

No nosso modelo empresarial, porque a Red Hat não detém todos os direitos de propriedade intelectual do software (por se tratar de software livre), os utilizadores do software podem estar expostos a reclamações de terceiros acerca dos direitos de propriedade intelectual do software. O programa de Garantia de Segurança do Software Livre é especialmente concebido para proteger os clientes da Red Hat contra esses riscos.

O programa de Garantia de Segurança do Software Livre proporciona aos clientes uma proteção contra reclamações de terceiros no que se refere a questões de propriedade intelectual. Em resumo a Red Hat pode substituir a porção do software que se encontra em estado de infração, modificar o software para que deixe de estar em estado de infração, ou obter os direitos necessários para que o cliente possa continuar a utilizar o software sem interrupção.

Manutenção e atualizações

Ao subscrever um software com marca Red Hat, o cliente beneficia do serviço de rede Red Hat Network para cada direito ativo. Este serviço permite aos clientes transferirem o software fornecido pela Red Hat, obter actualizações de software, erratas (correcções e reparações), reparações de segurança e melhoramentos, mas também fornece acesso a todas as versões suportadas do software, incluindo as novas versões principais (não há necessidade de adquirir uma nova subscrição para aceder a uma nova edição). Além disso, a rede Red Hat Network é uma verdadeira ferramenta de produtividade, que permite aos administradores de sistema serem mais produtivos e terem melhores custos totais de propriedade utilizando o Red Hat Enterprise Linux com RHN.

Assistência Técnica

Por fim, mas não menos importante, a Red Hat oferece também assistência ilimitada aos seus clientes para todos os produtos de marca Red Hat com subscrições ativas.

A assistência técnica ao cliente é feita remotamente, ajudando desde a instalação e configuração até à reparação e resolução de problemas.

A assistência técnica pode ser prestada internacionalmente, em vários idiomas, pela Internet e por telefone, com vários SLA (Service Level Agreement – Contratos de Nível de Serviço), até 24 horas, 7 dias por semana, e com um tempo de resposta de 1 hora.