Software grátis X Software pago

Veja o que levar em conta na hora de optar entre o Software grátis e o Software pago

Software grátis X Software pagoTipo de plataforma a ser aplicada. Alerta de novas versões. Nível de suporte. Arquivos de log. Estas funcionalidades talvez nem sejam mais um desafio para a gestão do T.I. de sua empresa. No entanto, a indagação surge justamente quando você necessita fazer o licenciamento do software… vou de Software pago e abandono o Software grátis?

Por que eu devo fazer o licenciamento de um software que teoricamente possui uma versão gratuita e que praticamente eu usei durante um grande período? Devo optar pelo Software pago?

Essa linha de pensamento compromete e muito o conhecimento sobre o que vem a ser e para que servem os contratos de licenciamento, isso porque as versões gratuitas nos induzem a pensar que a nossa empresa não necessita de mais um custo impactando o budget anual.

Entretanto, se imaginarmos que estamos “evoluindo” os sistemas operacionais da nossa empresa uma vez que as versões licenciadas possuem uma gama de privilégios, suportes e aporte, podemos repensar nesse custo.

Um investimento que – se traçarmos um paradoxo entre custo e benefício – chegaremos ao consenso de que realmente vale a pena expandir, proteger e potencializar sempre que necessário.

Agora que você equalizou positivamente os gastos sobre licenciar um software, que tal compreender a sua necessidade?

Seria redundante explicar que qualquer software grátis não possui as vantagens de uma versão mais sofisticada e, se você assimilou no parágrafo acima que a sua empresa tem necessidade em se ampliar, vale a pena prosseguir com a leitura e entender um pouco mais sobre uma versão paga.

O software grátis geralmente possuem interface simplória, além da falta de suporte e as instalações, por vezes, sempre básicas para o usuário, isso porque não exige licença de uso e o os recursos são limitados.

Diante dos riscos iminentes de segurança, eficiência, suporte e proteção, podemos compreender então que o uso das versões livres limita-se apenas ao custo zero dessa aquisição? Sim, podemos!

Devemos ter em mente que proteger a integridade dos sistemas de informatização e manter o controle é de fundamental valia para uma companhia. Pensar preventivamente evitará qualquer perda.

Se não tiver alternativa, deixe a versão free/gratuita para seu ambiente de testes/homologação. Em ambiente de produção, opte sempre pelo Software pago, onde você vai ter todo apoio e suporte do fabricante.

Uma alternativa do Software Grátis é o Open Source: de colaborativo para corporativo

Importante ao optar pelo Software pago é realizar seu licenciamento dentro das políticas de cada fabricante. Conheça a campanha da ABES Empreendedor Legal