Renovar VMware: benefícios da renovação

A renovação da assinatura de suporte da VMware não é obrigatória. Isso pode confundir alguns clientes porque as vantagens de ter essa assinatura nem sempre são evidentes. A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas mais comuns.

O que é a assinatura VMware?

O SnS (Support and Subscription), ou Assinatura de Suporte, é um serviço em que a VMware fornece o suporte técnico e disponibiliza atualizações e novas versões do seu software.

Quais as vantagens de renovar?

O SnS é como uma apólice de seguro: no caso de problemas técnicos, os clientes têm acesso ao suporte técnico especializado para colocar os sistemas de produção de volta à atividade o mais rápido possível.

Além disso, ao poder realizar atualizações e upgrades para novas versões, os clientes sempre contarão com as funcionalidades e recursos mais avançados.

É importante renovar anualmente pois, se uma empresa que ficou certo tempo sem renovar mudar de ideia, terá que pagar por todos os anos que ficou sem renovação, o que pode gerar um custo extra inesperado.

O que está incluso na assinatura?

  • Suporte técnico: por telefone, email ou autoatendimento online. A assistência ao cliente é feita pelo GSS (Global Support Services, serviços de suporte global) da VMware para instalação, erros e análise de relatórios de problemas. Os serviços de suporte técnico variam de acordo com o nível de serviço contratado (mais sobre os tipos de assinatura a seguir).
  • Atualizações e upgrades: fornecimento de versões principais, versões secundárias e versões de manutenção, se houver, do software, bem como da documentação correspondente.

Quando vale a pena renovar sua assinatura VMware?

Nem sempre vale a pena pagar pela renovação. Isso depende, principalmente, do nível de importância do sistema que está rodando o VMware. Se o sistema não for crítico e puder tolerar eventuais falhas sem trazer prejuízo aos negócios, a assinatura do SnS pode ser desnecessária. Mas caso uma paralisação do sistema traga prejuízos diretos à sua empresa, ter a assinatura em dia é fundamenta.

Se estiver em dúvida, essas perguntas podem ajudá-lo nesta definição:

  • Você tem um ambiente essencial que apresente alguma tolerância ao tempo de inatividade?
  • Seus negócios seriam seriamente afetados se seu servidor sempre falhasse por algum motivo, como falha na reinicialização, interrupções repetitivas ou perda de conectividade com o servidor?
  • Seus negócios seriam seriamente afetados se seu servidor enfrentasse problemas que afetassem a produtividade e prejudicassem os projetos no fim de semana?
  • Quais são os principais desafios que o suporte interno ou a equipe de TI enfrenta?
  • Você está focado em alguma área de aprimoramento em um futuro próximo?
  • Atualmente, como você monitora as solicitações de suporte e os problemas de suporte técnico?
  • Você realiza análises de tendência e executa planos proativos para gerenciar e diminuir os problemas de suporte técnico?
  • Você se beneficiaria com o acesso a números ilimitados de administradores de suporte para ajudar com qualquer problema de suporte técnico?

Quais são os tipos de assinatura?

  • Basic Support (suporte básico): Ambientes não produtivos de teste e desenvolvimento; aplicativos não essenciais que exigem suporte somente durante o horário comercial normal.
  • Production Support (suporte de produção): Ambientes de teste essenciais ou de produção que exigem acesso ao suporte técnico após o horário comercial para resolução de problemas de gravidade alta.
  • Suporte essencial: Empresas que precisam de serviços de suporte premium e suporte global 24 horas por dia, 7 dias por semana. O suporte essencial é um complemento do Production Support (suporte de produção).

Como renovar?

A equipe da 4Partner pode ajudá-lo no processo de renovação. Entre em contato conosco!